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Independente do mercado em que a sua empresa atua, uma coisa é certa: a concorrência cresce a cada dia. Novas empresas surgem a todo momento para brigar por uma fatia do mercado. Mesmo empresas que antes atuavam sozinhas de repente se veem enfrentando concorrentes dispostos a brigar pelos clientes. E é aí que entra a pesquisa da concorrência.

Usando as informações da pesquisa da concorrência, sua empresa pode identificar os concorrentes e suas características.  Assim, pode-se agir com a velocidade adequada para garantir a sua relevância frente aos competidores. Entenda como usar essa ferramenta para gerar vantagens estratégicas a seu favor.

O que é a pesquisa da concorrência?

A pesquisa da concorrência é um instrumento que permite conhecer e comparar as características de empresas que atuam no mesmo mercado, possibilitando identificar as diferenças e semelhanças fundamentais entre cada concorrente. A visualização dessas diferenças permite identificar onde cada um está posicionado no mercado, suas vantagens, pontos fortes e fracos em relação aos demais.

Conheça quem realmente são os seus concorrentes

Muitas vezes, o real segmento onde uma empresa atua pode ser bastante contraintuitivo. Olhando para uma grande rede de cinemas, por exemplo, pode-se imaginar facilmente que o ramo de atuação dessa empresa é a venda de ingresso para exibição de filmes. Porém, analisando o negócio com mais critério, é fácil concluir que o ramo dessa empresa é o alimentício, visto que a maior fonte de receita vem justamente da venda dos alimentos consumidos durante as sessões, como pipoca, chocolates e bebidas.

A pesquisa da concorrência permite saber onde os seus concorrentes estão posicionados, bem como a própria empresa. Com essa visão, fica clara a dinâmica da competição entre as empresas. Isso facilita as decisões sobre o posicionamento de produtos, serviços e estratégia de longo prazo da companhia.

Defina a metodologia de pesquisa adequada

Tão importante como saber o que você vai pesquisar é saber como fazer isso. A escolha da metodologia adequada vai determinar o valor do resultado para guiar as ações da empresa após o término da pesquisa.

De modo geral, quando se deseja categorizar os concorrentes em uma série de critérios já conhecidos (qualidade, atendimento, pós-venta, etc.), as metodologias quantitativas são as mais indicadas. Outras vezes, a ideia é obter as impressões dos clientes sobre os produtos/serviços das empresas de forma livre, tendo em vista tirar desses depoimentos os insights para orientar as ações pós-pesquisa. Nesses casos, geralmente o método qualitativo costuma funcionar melhor.

Use as informações obtidas como orientações para suas ações

Finalizado o ciclo de coleta dos dados (as entrevistas propriamente ditas), acontece a preparação do relatório final. Tudo o que foi colhido é organizado, processado e interpretado pelos especialistas em pesquisa. Nesse momento confrontamos a realidade do negócio do cliente com a percepção mostrada nas entrevistas. Dessa forma, conseguimos dar sentido às informações, visualizar tendências e apontar caminhos. Com esse relatório em mãos a empresa tem um “mapa da mina”, que aponta o posicionamento adequado para se atender ao que os clientes consideram mais relevante. Ações baseadas nessas informações tendem a ter uma excelente reposta. Essas ações resultam em um retorno consistente em receita e percepção positiva da empresa.

Esteja atento a tendências e projete seu futuro

Essas informações, aliadas às definições de metas da companhia, permitem traçar as estratégias necessárias para atingir as metas da empresa fortemente baseado em informações precisas, o que aumenta o grau de certeza da efetividade das ações e permite avaliar os resultados de forma muito objetiva. Independentemente de se a empresa está em uma posição de liderança ou é um concorrente emergente no mercado, a pesquisa da concorrência ajuda a encontrar o caminho para assegurar ou melhorar a sua posição frente aos competidores com um planejamento estruturado.

Conclusão

A pesquisa da concorrência, se bem executada, se torna uma arma poderosa na briga por uma fatia do mercado, permitindo que a empresa foque as suas energias no é mais valorizado pelos seus clientes, estando à frente dos competidores que não têm a mesma visão e garantindo uma posição de destaque no seu segmento.

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