Para realizar esse tipo de pesquisa são recrutados compradores (shoppers) da categoria que se pretende avaliar, para que realizem uma compra com o acompanhamento de um entrevistador, que poderá acompanhá-los apenas durante a compra ou desde o início do trajeto até o local onde ela será feita.  Esse entrevistador seguirá um roteiro com perguntas predefinidas ao longo de todo o processo.

Os objetivos desse tipo de pesquisa são:

  • Investigar o processo de compra do shopper: escolha das marcas, fatores que o influenciam no processo e suas motivações (anteriores e no momento da compra).
  • Traçar o perfil do comprador, com base em suas motivações para a escolha de produtos e marcas.
  • Identificar possíveis incoerências entre o comprador e o consumidor usual da categoria.
  • Analisar o processo que antecedeu a compra no caso de categorias e marcas com compra planejada, buscando identificar de que modo a loja influenciou esse planejamento.
  • Reconhecer que tipo de influência o layout da loja (planograma) e os materiais de ponto de venda exerceram sobre a decisão de compra.
  • Identificar facilidades e dificuldades encontradas pelo comprador que puderam atraí-lo ou afastá-lo do produto/marca.

Metodologia: qualitativa e/ou quantitativa.

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