Para realizar esse tipo de pesquisa são recrutados compradores (shoppers) da categoria que se pretende avaliar, para que realizem uma compra com o acompanhamento de um entrevistador, que poderá acompanhá-los apenas durante a compra ou desde o início do trajeto até o local onde ela será feita. Esse entrevistador seguirá um roteiro com perguntas predefinidas ao longo de todo o processo.
Os objetivos desse tipo de pesquisa são:
- Investigar o processo de compra do shopper: escolha das marcas, fatores que o influenciam no processo e suas motivações (anteriores e no momento da compra).
- Traçar o perfil do comprador, com base em suas motivações para a escolha de produtos e marcas.
- Identificar possíveis incoerências entre o comprador e o consumidor usual da categoria.
- Analisar o processo que antecedeu a compra no caso de categorias e marcas com compra planejada, buscando identificar de que modo a loja influenciou esse planejamento.
- Reconhecer que tipo de influência o layout da loja (planograma) e os materiais de ponto de venda exerceram sobre a decisão de compra.
- Identificar facilidades e dificuldades encontradas pelo comprador que puderam atraí-lo ou afastá-lo do produto/marca.
Metodologia: qualitativa e/ou quantitativa.