Esse tipo de pesquisa busca entender como os consumidores pensam e se comportam e identificar quais fatores influenciam suas decisões de compra.

É uma ferramenta fundamental para desenhar as estratégias de qualquer empresa, seja qual for sua situação ou o segmento em que atua. Por exemplo, se a empresa tem um produto inovador, ainda desconhecido, precisará identificar seu público-alvo e considerar seus hábitos de consumo ao lançá-lo no mercado.  Se ela pretende investir mais em um produto ou serviço já existente, também precisará pesquisar hábitos de consumo para ser assertiva e superar a concorrência. Se, por outro lado, a empresa estiver com as vendas ruins, esse tipo de pesquisa ajudará a identificar erros e encontrar novas oportunidades.

Planejar com muito mais eficiência, encontrar nichos de oportunidade ainda não atendidos e, ainda, conquistar os consumidores dos concorrentes é possível a partir de um mapa detalhado com hábitos e atitudes, que responda a questões como:

  • O que, quando e onde o público-alvo prefere comprar?
  • Quais formas de pagamento ele prefere?
  • Quais mídias o atingem?
  • Ele pesquisa antes de comprar? Onde?
  • Onde o produto em questão é consumido mais comumente? Com que frequência?
  • É possível explorar novas ocasiões de consumo?
  • Quem é o consumidor do concorrente? Quais as suas preferências?

 

Entrevista etnográfica ou home visit: é uma modalidade de estudo de hábitos e atitudes em relação a determinada categoria ou serviço, realizada no próprio ambiente do consumidor. Nesse tipo de estudo, o pesquisador permanece no domicílio do consumidor e acompanha todas as interações – suas e dos membros de sua família – com o produto, as formas de armazenamento, horários e frequência de uso etc. O material coletado é bastante rico, podendo conter entrevistas, relatórios, vídeos e fotos que registrem o que foi observado.

Metodologia: qualitativa e/ou quantitativa.

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