Esse tipo de estudo possibilita identificar a elasticidade (ou margem de variação) do preço de um determinado produto e de produtos concorrentes. Seus resultados permitem que se determine o patamar mais adequado de preços para que a empresa possa atingir a meta de volume de vendas sem que haja perda de margem.

A pesquisa de Posicionamento de Preço oferece uma visão bastante abrangente, pois permite compreender não apenas as variações dos preços no segmento em que a empresa atua, mas também nos demais segmentos. Assim, é possível entender os valores em diversas etapas da cadeia produtiva, o que significa que a empresa pode se manter bem informada – e até se antecipar – em relação às mudanças econômicas, demandas e tendências.

Para tanto, esse tipo de pesquisa compreende estudos como:

  • avaliação de elasticidade de preço;
  • análise sobre o impacto do preço na decisão de compra de determinada categoria de produto ou serviço;
  • estudos sobre o impacto do preço na avaliação dos produtos ou serviços e na satisfação do consumidor;
  • comparativos de preços entre empresas de um mesmo segmento.

Benefícios para a empresa:

  • Informação preciosa: a empresa estará informada sobre os preços praticados pelos diferentes segmentos do varejo, com base regional ou nacional.
  • Monitoramento das ações comunicativas e promocionais dos concorrentes e dos demais players nos diversos segmentos do varejo, segmentadas por categorias de produtos ou por áreas geográficas.
  • Flexibilidade nas negociações nos diversos pontos de venda.

Na SK também trabalhamos com a técnica conjoint, que consiste em avaliar em que medida os consumidores valorizam as características que compõem um determinado produto. Desta forma, a pesquisa se torna útil não apenas para avaliar o posicionamento de preço, mas também para construir a melhor composição de features de um produto.

Metodologia: quantitativa.

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